Os famosos Big Bags são contentores flexíveis de transporte de volumes médios que podem ser usados para armazenar qualquer tipo de pó, granulado ou até mesmo líquidos, com segurança, resistência e maleabilidade máximas.

Os Big Bags são extremamente econômicos e versáteis, de fácil armazenagem, transporte e manuseio de produtos. Por mais que sejam perfeitos para quase todos os tipos de negócio, seu uso ganha destaque em alguns setores, como no agronegócio e no petroquímico. Proporcionam mais agilidade em todo o processo comercial e operacional dentro das indústrias. Também se encaixam muito bem nos setores que trabalham com fertilizantes, minério e alimentos.

Vale ressaltar desde já que quando falamos em ganho de agilidade estamos nos referindo a melhorias não só em relação à mobilidade, mas também ao processo de estocagem, ao transporte em si e também a todo o processo de logística, desde a venda até a entrega dos produtos.

O objetivo do nosso post de hoje é trazer a real definição dos Big Bags, falar um pouco de sua composição, explicar seus principais usos, compará-los com os materiais comumente usados e, claro, apontar as maiores vantagens dessas embalagens. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando!

Afinal, o que são Big Bags?

Big Bags são embalagens (ou contentores) flexíveis que apresentam como características principais ótimos níveis de resistência e de versatilidade. Também são conhecidas pela sigla FIBC, de Flexible Intermediate Bulk Container.

Bastante econômicos, de fácil manuseio, transporte e armazenamento, essas embalagens servem para transportar ou estocar qualquer tipo de produto. São produzidas a partir de compostos de alta resistência, como o polipropileno e o polietileno. Têm também proteção contra raios UV.

Existem diferentes tipos de embalagens para diferentes tipos de carregamento, com 01, 02 ou 04 alças, com alça padronizada ou reforçada, reciclável ou não e para diferentes volumes, indo de 250 a 2 mil quilos. E mais: por mais que os Big Bags tenham padrões de medida e composição, podem ser feitos sob encomenda para qualquer tipo de negócio.

Quais são suas aplicações no mercado?

Os Big Bags podem englobar inúmeras formas de uso, como:

  • transporte;
  • estocagem;
  • contagem;
  • movimentação.

Essas embalagens permitem que se tenha um maior controle sobre o volume e o peso dos produtos a serem transportados, bem como uma maior facilidade para a contagem de mercadorias. Ajuda bastante, não é mesmo?

Quais as vantagens das embalagens flexíveis?

Esse modelo de embalagem traz diversas vantagens para a empresa que o adota, sendo um dos maiores a relação entre custo e benefício em comparação com os demais modelos de embalagens comumente usados para armazenar ou manusear algum tipo de produto.

A qualidade também é uma grande vantagem, assim como sua versatilidade. Aliás, a versatilidade é um ponto que deve inclusive ser destacado, uma vez que os Big Bags podem ser usados para manusear diversos tipos de produto. Eles facilitam a movimentação como um todo, podendo automatizar o processo de enchimento e carregamento dos caminhões.

Como esse modelo de embalagem traz muito pouco peso em sua estrutura, comparado a sua capacidade de armazenagem, o peso bruto final do frete também diminui. Os Big Bags apresentam alta resistência e boa durabilidade, além de também conterem proteção contra desgastes devido à ação de ativos químicos presentes em algumas mercadorias, que acabam corroendo outros tipos de embalagens.

Fonte: Conteflex

Categorias:

Tags:

EnglishPortugueseSpanish